segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Watership down: Coelhos Sombrios do Cacilda!

Seguindo, crianças: ASSISTAM e LEIAM o livro "Watership Down".

A história tem um quê de Tolkien, se for descrita como um grupo de seres pequeninos de pés grandes e peludos, vivendo em tocas dentro da terra, e  que, contrariando as normas de sua sociedade, pressentem um grande perigo e saem em uma jornada.

Sem falar na criação de uma língua específica, Leporídea, inventada para os seres.

Um escritor inglês, ndo século passado, que imaginou tudo ao bolar histórias para seus filhos e não é Tolkien?

Falo de Richard Adams e seus coelhos. Ele criou toda uma sociedade, com costumes, normas e hierarquia, baseados em estudos da época sobre os dentuços simpáticos, mas  ao mesmo tempo, violentos quando a situação exige.

O filme, uma animação de 1978, é BEM superior ao Senhor dos Aneís da mesma época, e uma das cenas, com o sangue decendo uma colina em uma visão de um dos coelhos, Fiver, é  de causar arrepios.

A história traz elementos da "mitologia" coelhal bem interessantes.

Por exemplo, no filme, há um inicio que explica que...:

No início, o Deus Sol criou as estrelas, o nosso planeta, as arvores e a vida. E todos os animai8s viviam em harmonia e amizade.
Mas, os coelhos começaram a se reproduzir oucamente, e o Deus-sol disse que se eles não se controlassem , que daria um jeito de isso não ocorrer, já que os coelhos estavam comendo toda a pastagem e deixando os outros animais putos da vida.

Quando o coelho inicial pecou por híbis (vulgo, ficou se achando) e disse que eram a espécie mais forte no mundo, o Deus deu a cada um dos outros animais habilidades especiais, como chifres, dentes e garras, e os mesmos fizeram uma faxina na coelhada, exterminando boa parte deles.

O último coelho, assustado, tentou se enterrar em um buraco, com medo, mas o benevolente Deus-sol disse para ele sair dali para receber uma dádiva também.

Só com a bunda de fora, o coelhinho disse "Mande sua dádiva para meu traseiro, que daqui não saio", e assim o Deus-sol fez. Deu a ele uma linda cauda e pernas traseiras poderosas, que o permitiriam ser rápido como uma lebre (com trocadilhos).

E disse "Se os outros bichos o capturarem, vão rasgar vocês e devorá-los. Mas antes, precisam pegar vocês. Assim sendo, corram, povoem o mundo com truques e poderão viver indefinidamente!".

(o texto, claro, é um pouco diferente , mas a essência é exatamente essa).

O legal é que dá para usar isso em RPGs como Santa´s Army, CAT (criando uma ficha de coelhos) e, claro, em Bunnies and Burrows, RPG antigo, depois adaptado para Gurps, que é inspirado nesse livro/ fime (se não me engano, o rpg é anterior ao filme).

No  Saia da Masmorra já escrevi um tempo atrás sobre isso

E aconselho o site Taverna do Fim do Mundo para outra resenha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário